sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Os filmes de 2008...

Então cá vão:



É só voltar aqui e reler a minha opinião:


Também no mesmo mês escrevia :



Eu que julgava que ia ver um simples western (género que nem sequer aprecio), vi um filme impregnado de lirismo, de homenagem aos valores morais, com personagens densas e bastante credíveis.

Podia aqui dissertar muito mais acerca dele, mas basta-me dizer que foi das melhores surpresas de 2008.



E a 26 de Março, a minha concepção da adolescência até que mudou...



Disse muito pouco acerca deste Burn after Reading, fazendo até parecer que não lhe dei grande importância mas a verdade é que foi das comédias com que me ri mais até hoje.
Um filme onde o absurdo se cruza muitas vezes com a realidade, pondo-nos a questionar até que ponto não nos vemos retratados numa ou outra personagem.
A tudo isto, se acrescentar a interpretação do Brad Pitt, posso ficar a horas a falar sobre o filme.


Ao espectador mais desatento (como eu fui), este Son of Rambow, este filme é só mais um destinado ao universo infantil.
Até o título é pouco sugestivo mas desenganem-se.
É um filme tocante, contado por alguém que conhece as crianças na perfeição. A necessidade de identificação com os seus pares, as dificuldades que se atravessam nessa mesma busca. Com uma inocência típica deste círculo, os sonhos vão-se mantendo a salvo e é aqui que reside a magia desta estória.

Vejam!



Mais um de Nanni Moretti. Sou suspeita a falar porque o adoro, mas o que é facto é que é impossível ficar indiferente às interpretações deste senhor...Quem não se lembra do Quarto do Filho?
Aqui mais uma vez se revisita as questões da dor associadas à perda e morte.
E o título diz tudo. Com uma capa de naturalidade e aparente calma, o dia-a-dia vai sendo vivido sem se dar conta das transformações internas.
É um hino ao amor e às relações improváveis mas não impossíveis que se podem criar em cenários de vida como este.


E pronto, eis a lista de 2008.
Posso dizer que 2009 promete em relação a bons filmes esperados.
Já vi algumas grandes produções aguardadas e fiquei deveras bem impressionada. Mas disso falo mais logo!

1 comentários:

Renato_Seara disse...

So vi o assassinato de Jesse James...e um grande filme!
Ja agora existem western's e western's lol alguns westerns sao muito fixes sobretudo os que sao protagonizados pelo Clint Eastwood!...!