sábado, 19 de janeiro de 2008

Requiem for a Dream



Andava há anos para ver este filme. Num constante adiamento por antever o efeito que teria em mim, hoje ganhei coragem. Nem vou ousar caracterizá-lo. É tão bom que apenas digo que me fez saltar da cama e vir escrever sobre ele.
É dos filmes mais "fucked up" de sempre! Sem entrar em julgamentos nem recorrendo a moralismos, Darren Aronofsky realizou uma obra que apenas nos mostra o triste percurso de vida das 4 personagens, que estando todas de certa forma ligadas a um vicio, fazem de tudo para não deixar cair por terra os seus sonhos/aspirações.
Com os personagens muito bem construídos (irrepreensíveis os papéis do Jared Leto e da Jennifer Conelly) e o entrelaçamento do som e imagem, este argumento tem a capacidade de levar o espectador ao limite.
É um filme real quanto mais não seja porque aqui não existem "happy endings" como tudo o que tem como pano de fundo a toxicodependência.
Obrigatório!

3 comentários:

Anónimo disse...

Na altura o filme impressionou-me. Então a parte da terapia por choques eléctricos no cérebro... a sequência de imagens e sons provocou-me imenso stress e incómodo. Filme bom!

Dissid3nt disse...

um bom filme para ficar terrivelmente deprimido...
que conste que só estou a comentar neste blog porque fui subornado com cerveja :p

Acropolis disse...

Vi este limão cinematográfico há cerca de 1 ano e tenho de concordar com o dissid3nt...contudo, concordo igualmente com a crítica, isto "tem de ser" visto, custe o que custar.